top of page

Do lado de dentro

Cada festa popular brasileira tem características únicas porque cada uma delas é a expressão das alegrias, dos medos e dos encantos de pessoas que têm religiões diferentes, ancestralidades diferentes e que vivem em regiões com características geográficas e climáticas que moldam a sua forma de viver e de ver o mundo.

 

Cada pequeno grupo de pessoas, à sua maneira, contribui para a formação desse incrível patrimônio cultural imaterial que temos como nação!

Mas, por mais diferentes que sejam as pessoas e as festas que elas produzem, o que compartilhamos como seres humanos – nosso desejos, nossas esperanças, nossos medos - nos une de uma maneira indissolúvel.

 

"Do lado de Dentro" é um projeto composto por um livro e uma exposição fotográfica, cuja proposta é de se olhar não para o que cada festa tem de único e exclusivo, mas para o que elas todas têm em comum.

Alegria, exuberância, imponência, abundância, devoção e afeto, mas também introspecção, mistério e até medo são estados vivenciados em uma diversidade de festas que, pra quem está de fora, parecem tão únicas e diferentes.

A proposta curatorial desse projeto não tenta diminuir a relevância ou de tentar apagar as diferenças que marcam esses eventos, mas sim incentivar que essas diferenças sejam reconhecidas e respeitadas já que são apenas formas diferentes de expressar a humanidade desse nosso povo tão alegre, tão criativo e tão caprichoso.

Livro

O livro, publicado em 2023 pela Editora Afluente, é organizado em 9 capítulos  - Alegria, Exuberância, Imponência, Abundância, Introspecção, Mistério, Medo, Devoção e Afeto.

 

Eles representam emoções, desejos e sensações comuns a todas as festas populares e, por isso mesmo, cada capítulo  é formado por um conjunto de imagens, composto pela associação de fotos de 44 festas populares diferentes.

 

As imagens são apresentadas em duplas ou trios que fazem com que essas sensações ecoem com ainda mais força.

Além das fotografias, cada capítulo apresenta uma lista de palavras (pensadas para ajudar a dar contexto) e um pequeno texto poético que convida o visitante para um mergulho em cada uma das sensações propostas.

Exposição

A exposição fotográfica parte do mesmo conceito do livro e, com um número reduzido de imagens, organizadas em conjuntos maiores, recria a experiência visual proposta no livro.

 

115 imagens, representando cada um desses 9 atributos das festas populares brasileiras serão apresentadas em grupos temáticos nos quais a área expositiva será dividida.

As divisões entre as áreas são fluídas como os sentimentos dos brincantes e fiéis que participam desses eventos. A opção por expositores vazados visa justamente criar essa sensação de que as emoções se misturam e que, numa mesma festa e num mesmo momento é possível ter a presença de diferentes estados emocionais.

projeto expografico 02 alegria e medo copiar.jpg
bottom of page