top of page

Madagascar Blues

Madagascar Blues é um projeto que propõe uma viagem por essa ilha paradisíaca com um olhar para a forma de vida do povo malgaxe como contraponto às atrações naturais tão admiradas pelos turistas.

A exposição é composta por 35 imagens de casas situadas à beira das estradas que ligam reservas do patrimônio natural numa tipologia fotográfica que mostra as peculiaridades e a diversidade arquitetônica das residências dos habitantes da ilha e dão pistas de como são as vidas dessas pessoas.

Impressas em cianotipia sobre papel, as fotos das casas são enfileiradas formando um longo percurso, similar ao realizado pelos turistas que chegam à ilha em busca das praias de areias claríssimas e águas azuis turquesa, dos lêmures e dos camaleões endógenos e dos incríveis baobás que por lá existem em profusão.

Elas formam um trajeto fictício e são um convite a visitar a realidade que separa os sonhos dos turistas, das vidas das pessoas que nasceram nesse país de rara beleza e baixo IDH.

Numa montagem mais recente, o projeto parte de textos das campanhas publicitárias que apresentam a ilha de Madagascar aos turistas e propõe que o visitante se esforce para olhar não apenas para suas atrações exóticas, mas também para as condições de vida do povo malgaxe. Aqui, as praias de areias claríssimas e águas azuis turquesa, os lêmures, os camaleões endógenos e os incríveis baobás aparecem só como uma referência publicitária, mas o convite é para que se olhe para o que está junto (porém atrás) disso tudo.

A exposição é composta por 14 obras. Cada uma delas traz um conjunto de imagens de casas situadas à beira das estradas que ligam reservas do patrimônio natural numa tipologia fotográfica que mostra as peculiaridades e a diversidade arquitetônica das residências dos habitantes da ilha e dão pistas de como são as vidas dessas pessoas. Os 6 cm que separam as palavras adesivadas no vidro e as imagens das casinhas ao fundo, permitem que, com algum esforço, as pessoas vejam detalhes daquilo que passa batido para a maioria dos visitantes da ilha.

3 casas LÊMURES JPG.jpg
6 casas DESLUMBRANTES JPG.jpg
3 casas BAOBÁS JPG.jpg
3 casas EXÓTICOS JPG.jpg
4 casas CAMALEÕES JPG.jpg
3 casas IDÍLICOS JPG.jpg
bottom of page