A artista

Documentarista e artista multimídia, Andrea busca lançar um olhar para o mundo para além de uma visão utilitarista. Através de múltiplas linguagens, busca promover o respeito e o maravilhamento das pessoas pela cultura, pela natureza e pelas relações humanas: aquilo cujo valor não é tangível.
Interessa-se por tudo o que é tido como diferente do sistema de poder e de valores dominante e, por isso, pouco valorizado. Acredita que as diferenças devem ser vistas como criativas e não como desagregadoras.
Desde 2014 vem documentando sistematicamente as Festas Populares Brasileiras. Em 2015 lançou o www.festasbrasileiras.com.br, um portal em constante crescimento, que concentra informações, curiosidades, fotos, vídeos, músicas, lendas e outros conteúdos sobre as celebrações que são parte tão importante da cultura do nosso país.
Em 2020, com verba de um prêmio recebido da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, realizou o projeto Caminhos do Divino (www.caminhosdodivino.com.br), um webdocumentário que promove uma imersão na Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga por meio de fotografias, vídeos, realidade virtual e realidade aumentada. Em 2022, o projeto foi laureado com menção honrosa pelo Prêmio Rodrigo Melo Franco do Iphan.
Nesse mesmo ano, concluiu a primeira versão de Mãe Mar, um trabalho baseado em cianotipia, atualmente apresentado em 3 formatos diferentes: instalação, objetos e zine.
Em 2023, participa da residência artística do LabClube e cria Madagascar Blues, uma crítica ao turismo exploratório de importantes áreas de preservação do planeta.
Ainda em 2023 publica o livro “Do lado de Dentro” em que fotos de 44 festas populares diferentes são mescladas em 9 capítulos que apontam para sensações e emoções que permeiam todos esses eventos. O livro foi pensado como uma forma de destacar o aspecto humano, que cria uma unidade entre as festas - para além do que elas têm de único e exclusivo.
Depois de alguns anos entrevistando pessoas que participam ativamente das festas populares, idealiza “Nosso Povo em Festa”, um projeto que visa a dar voz às pessoas, que a artista considera o maior patrimônio cultural do Brasil, como parte dele, em 2024 lançou seu segundo webdocumentário “Iemanjá em Festa” (www.iemanjaemfesta.com.br) que convida a um mergulho no mundo dessa orixá e das religiões de matriz africana.
Andrea vive e trabalha em São Paulo.