A fotógrafa

Minha mãe é brasileira, meu pai é brasileiro, 3 dos meus 4 avós são brasileiros... ainda assim sinto que conheço pouco da cultura do meu país. Me parece que, muitas vezes, eu e tantos outros brasileiros sabemos mais sobre tradições de outros países do que sobre a rica cultura local!

 

Quando decidi parar de trabalhar como executiva, tive a ideia de unir duas paixões: viagens e fotografia. Comecei a viajar por este país enorme seguindo o calendário das festas populares.

 

Elas acontecem em todas as cidades! E não há um único mes no ano que não tenha várias opções de festas para serem visitadas!

 

Mesmo as festas “nacionais” (como o carnaval, por exemplo) sempre têm peculiaridades locais e, com isso, descobri que não posso dizer que conheço uma festa qualquer antes de ter participado dela em várias localidades diferentes.

 

Gosto de de chegar nos lugares e saber o que aconteceu ali, quais são as tradições locais, experimentar as comidas típicas, saber quais são as coisas que mobilizam as pessoas... Também gosto de contar histórias... é uma delícia voltar para casa e poder dividir com os amigos os aprendizados que tive em cada nova experiência por este país.

Registrar estas festas, a enorme diversidade cultural e natural, a incrível riqueza do patrimônio imaterial brasileiro e depois poder compartilhar parte disso com outras pessoas que se interessem pelo tema, me parece um projeto pelo qual vale a pena dedicar alguns (vários) anos de vida! 

 

E este é o objetivo deste espaço!

 

Espero que gostem!

Andrea Goldschmidt

As festas

Primeiro havia os índios, com seus rituais em homenagem ao sol, à lua, à chuva, aos animais da floresta e aos mistérios da natureza. Depois vieram os portugueses, católicos, devotos de vários santos diferentes. Anos depois, chegaram os negros, com seus batuques ritmados, suas roupas super coloridas e que, apesar da situação de escravidão em que se encontravam, conseguiram manter parte de suas tradições e mesclar a cultura que trouxeram da África com as celebrações já existentes no país.

 

Por último, vieram os imigrantes: japoneses, alemães, árabes,... e, com eles, novas culturas, novas crenças, novas datas e formas de celebração. 

Um país formado por pessoas de origens tão diversas, como é o nosso, só poderia ter também festas incrivelmente diferentes!

 

O Brasil é o país do Carnaval... e também do Bumba meu Boi, das Festas Juninas, das Congadas, do Maracatu, do Carimbó, das Procissões de Semana Santa, de Corpus Christi, das Festas da Batata, que podem ser celebrada pelos alemães na região sul do país, ou pelos indígenas na região Norte, das Festas de Iemanjá, de Oxalá, e também de Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, da Festa do Divino e de várias festas profanas.

 

Meu maior objetivo é ajudar você a descobrir um pouquinho das sensações e das belezas de diversas festas populares brasileiras, organizadas por este povo tão criativo e festeiro, que registrei durante os últimos anos.

Esse site tem umas poucas imagens do tema. O site www.festasbrasileiras.com.br foi criado especialmente com essa finalidade e lá vocˆê vai encontrar informações mais detalhadas, mas textos e mais imagens sobre cada um desses eventos.

​​

A natureza

Adoro estar no meio do mato, na praia, em cachoeiras. Adoro ver animais silvestres em seu habitat natural. O contato com a natureza me energiza! Sempre foi assim: desde a minha adolescência viajo para lugares onde o contato com a natureza é uma das principais atrações.

Infelizmente só me tornei fotógrafa recentemente e, portanto, muitos dos lugares mágicos para onde já fui não foram registrados com uma qualidade mínima aceitável para serem expostos aqui.

Ainda assim, achei que valia a pena fazer uma seleção com algumas imagens de ambientes que amo. AS fotografias de natureza são sempre um convite para o relaxamento e a alegria e, por isso, não poderiam ficar de fora da minha seleção de fotos que considero dignas de serem colocadas nas paredes de casa ou do escritório.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Andrea Goldschmidt Fotografia

Todos os direitos reservados

Tel: +55 (011) 9-8371-5983

São Paulo - Brasil