Islândia - dia 2 - 21 / junho / 2018

 

É... tudo o que é bom, dura pouco... o dia amanheceu feio, cinza, chuvoso! Impressionante a diferença em relação a ontem! Hoje descobrimos que os islandeses são obcecados por previsão do tempo... não é pra menos...

Þingvellir

 

O Þingvellir foi o primeiro parlamento da Europa, fundado em 930 era o local onde os líderes de várias regiões do país se reuniam para discutir assuntos de interesse comum e onde o Lögmaður (o homem de leis) declamava as leis em público. Ai também ocorriam os julgamentos criminais e, no caso das mulheres infratoras, a execução da pena por afogamento. Foi aqui que o país se converteu oficialmente ao cristianismo em 1.000 A. C. e onde foi declarada a independência da Dinamarca em 1944.

Em 1928 foi transformado em Parque Nacional e em 2004 declarado Patrimônio da Humanidade.

O som dessa letra que parece um "P" na verdade é de "TH" e, por isso, muitas vezes vemos escrito o nome Thingvellir.

Mergulho na Fenda de Silfra

 

Um sonho de infância: mergulhar entre 2 continentes.

Nadando em direção ao sul, a placa tectônica da America à minha direita e a placa tectônica da Eurásia à minha esquerda.

A água absolutamente gelada, que acabou de sair de um glaciar, fica a cerca de 2o C quando se mistura à água do mar. Um azul profundo. Nenhum peixe. Uma ou outra algas. Verdes fosforescentes. Muito muito muito frio!

O processo de mergulhar na fenda de Silfra por menos de uma hora dura várias horas... rs... só pra colocar e depois tirar o monte de roupas térmicas especiais já é um trabalhão!

Como não existe uma estrutura fixa no local, as operadoras de mergulho levam caminhões e usam as caçambas como vestiário.

A gente fica com a nossa roupa de baixo (camiseta e uma calça tipo legging ou segunda pele bem justinha), coloca uma espécie de macacão fofinho por cima e um neoprene beeeem grosso por cima de tudo.

Já na parte de fora do caminhão, colocamos um neoprene na cabeça, luvas e pés de pato. só o rosto fica de fora!

Estava um dia chuvoso, bem frio... antes de entrar na água (e mesmo com esse monte de roupas) eu já estava congelando...

Parque Geotermal Haukadalur

 

A atividade vulcânica é intensa em toda a ilha. Nessa região conhecida como Golden Circle, os Geyer são a atração principal.

 

O geyser mais famoso é o Geysir, mas ele está inativo há muitos anos. O Strokkur, em compensação, tem erupções a cada 7 ou 8 minutos e acaba sendo a maior atração do parque.

 

Eu não sabia disso e fiquei bem uma meia hora congelando e esperando o Geysir entrar em erupção... pior, convenci um casal que já estava lá antes de mim, que valia a pena esperar mais um pouco porque de acordo com a Lei de Murphy, se eles virassem as costas iam perder... eles devem estar me xingando até agora... podiam ter sofrido menos com o frio e o cheiro de enxofre!

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Andrea Goldschmidt Fotografia

Todos os direitos reservados

Tel: +55 (011) 9-8371-5983

São Paulo - Brasil